03 julho, 2008

Pastéis de Nata versus Egg Tarts


Meus caros amigos, esta história de ver pastéis de nata ou egg tarts por todo o lado começou a fazer-me alguma confusão. Resolvi exorcizar esta questão fazendo uma investigação caseira (digo caseira porque vi tudo na net).

Nos finais dos anos 80, um inglês de seu nome Andrew Stow, abriu em Macau (mais precisamente em Coloane) uma padaria/pastelaria chamada Lord Stow's Backery (não é nada humilde é logo á lorde). Parece que teve imenso sucesso com os pãezinhos scones e etc e tal.

Passado um ano decidiu criar um novo produto e o que é que este senhor começou a produzir? nada mais nada menos que Pastéis de Nata. Meus amigos vejam lá se ele não foi esperto, acho que durante uma viagem a Portugal comeu Pastéis de Belém e adorou (pudera, quem não gosta, quentinhos e tudo e com canela aiaiai...).

Criou a sua própria receita introduzindo um toque British, na minha opinião o toque British deve ser coustard, eles fazem todos os doces com coustard...durante estes anos começou a exportar, a criar franchisings e disseminou a sua marca por toda a Ásia.

Sim, por todo o continente asiático podem encontrar Lord Stw's egg tarts em HK, Taiwan, Malásia, Osaka, etc, etc.

Este senhor criou a loja com o titulo de Lord mas tendo em conta o relato vou solicitar á Rainha para lhe dar o título de Sir.

As egg tarts asiáticas não são más mas nada bate os nossos Pasteis de Belém.

Nenhum comentário: